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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorCasagrande, Thais Castro-
dc.date.accessioned2022-02-09T20:43:41Z-
dc.date.available2022-02-09T20:43:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceCadernos de Educação Básicapt_BR
dc.subjectLeitura digital infantilpt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectChildren's digital readingpt_BR
dc.subjectDigital narrativespt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.titleA multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher pricept_BR
dc.title.alternativeThe multimodality of digital narrative: a study of the application of storytelling fisher pricept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias.pt_BR
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