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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Costa, Márcia Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T19:14:58Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T19:14:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, M. A. da S. Os jogos no processo de alfabetização e letramento. 2021. 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46329 | - |
dc.description.abstract | The concepts of literacy and lettering have expanded in recent decades to account for the process that involves teaching/learning to read and write in contemporary times. Thus, it is assumed that gamification and educational games can enhance reading and writing education. It is believed that gamification and educational games can encourage students to participate with greater engagement in the proposed activities. In this context, the present research has as primary objective of investigating the contribution of games in the consolidation of students' language skills in two classes of the 2nd year of Elementary School and for the work of literacy teachers from a municipal school in the south of Minas Gerais. This investigation established as specific objectives: (i) analyzing the use of games by literacy teachers as a teaching methodology and (ii) applying activities on language literacy skills by using games with 2nd-year students of Elementary School I. The theoretical framework was built using authors such as Alves, Minho, and Diniz (2014), Busarelo, Ulbricht, and Fadel (2014), Colello (2004), Freire (2005), Gil (2002), Grando (2012), Huizinga (1999), Kishimoto (2010), Kleiman (2007, 2014), Ludke and André (1986), Maciel and Lúcio (2008), Soares (2002, 2016), Viana et al. (2013), and Zichermann and Cunningham (2011). The data regarding the application of games were recorded in a logbook, analyzed in the light of the theoretical framework, obtaining the data in the participatory research. Thus, the research demonstrated that games could enhance teaching and contribute to the consolidation of language skills as a diagnostic assessment methodology since the teacher can map the skills students master and what they still need to work through the game. The research has shown that games contribute significantly to the work of literacy teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Lettering | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.title | Os jogos no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.title.alternative | Games in the literacy and lettering process | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Mauriceia Silva de Paula | - |
dc.contributor.referee1 | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Reis, Andreia Rezende Garcia | - |
dc.contributor.referee3 | Soares, Ana Paula Campos Cavalcanti | - |
dc.description.resumo | Os conceitos de alfabetização e de letramento se ampliaram, nas últimas décadas, com vista a solucionar o processo que envolve o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Assim, estima-se o pressuposto de que a gamificação e os jogos educacionais possam potencializar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta como objetivo principal investigar a contribuição dos jogos na consolidação de habilidades linguísticas de alunos em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e para o trabalho de professores alfabetizadores de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação estabeleceu como objetivos específicos: (i) analisar a utilização dos jogos por professores alfabetizadores, como metodologia de ensino e (ii) aplicar atividades sobre capacidades linguísticas da alfabetização, por meio do uso de jogos, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para a construção do quadro teórico, foram buscados autores, como Alves, Minho e Diniz (2014), Busarelo, Ulbricht e Fadel (2014), Colello (2004), Freire (2005), Gil (2002), Grando (2012), Huizinga (1999), Kishimoto (2010), Kleiman (2007, 2014), Ludke e André (1986), Maciel e Lúcio (2008), Soares (2002, 2016), Viana et al. (2013), Zichermann e Cunningham (2011). Os dados referentes à aplicação dos jogos foram registrados em diário de bordo, analisados à luz do referencial teórico e dos dados obtidos na pesquisa participativa. Esta pesquisa demonstrou que o jogo é capaz de potencializar o ensino, contribuir para a consolidação de habilidades linguísticas e, ainda, como metodologia de avaliação diagnóstica, visto que, por meio do jogo, o professor pode mapear as habilidades que os alunos dominam e o que precisa trabalhar ainda. A pesquisa demonstrou que os jogos contribuem significativamente para o trabalho de professores alfabetizadores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2404511064623334 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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