Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lobo, Dalva de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T18:11:14Z | - |
dc.date.available | 2016-07-25T18:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-02 | - |
dc.identifier.citation | LOBO, D. de S. A estética nômade de Catatau. Estação Literária, Londrina, v. 10C, p. 162-172, fev. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/25583/18614 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11438 | - |
dc.description.abstract | This work aims to verify the language dematerialization in the narrative of the literary work Catatau, by the poet Paulo Leminski. It starts with the voice in performance of the character Renatos Cartesius, whose rizomatic exercise expands and forms new signic ambience that is as much transitory and nomad as its erratic course thus leading to the rarefaction of the thought and language due to the disruption with the dyadic relationships and with the hypotaxis of the linear syntax. To be able to debate this issue, this work will support itself in the studies of the medievalist poet and voice researcher, Paul Zumthor and in the philosophical thoughts of Gilles Deleuze and Felix Guattari. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Estação Literária | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Voz em performance | pt_BR |
dc.subject | Nomadismo | pt_BR |
dc.subject | Rizoma | pt_BR |
dc.subject | Literary analysis | pt_BR |
dc.subject | Voice in performance | pt_BR |
dc.subject | Nomadism | pt_BR |
dc.subject | Rhizome | pt_BR |
dc.title | A estética nômade de Catatau | pt_BR |
dc.title.alternative | The nomad aesthetics of Catatau | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe-se a discutir a desmaterialização da linguagem narrativa da obra Catatau, do poeta Paulo Leminski a partir da voz em performance do personagem Renatos Cartesius, cujo exercício rizomático se expande na formação de novas ambiências sígnicas tão efêmeras e nômades quanto sua trajetória errante, levando, assim, à rarefação o pensamento e a linguagem em função da ruptura com as relações diádicas e com a hipotaxe da sintaxe linear. Nossa reflexão para tal discussão apoia-se nos estudos do poeta medievalista e pesquisador da voz, Paul Zumthor e no pensamento dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.