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dc.creatorLobo, Dalva de Souza-
dc.creatorFurtado, Evandro de Andrade-
dc.date.accessioned2023-04-27T13:41:27Z-
dc.date.available2023-04-27T13:41:27Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.citationLOBO, D. de S.; FURTADO, E. de A. Memórias de medo: A construção do terror em A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães. Navegações, Porto Alegre, v. 15, n. 1, e43227, jan./dez. 2022. DOI: 10.15448/1983-4276.2022.1.43227.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56723-
dc.description.abstractThroughout the centuries, Grotesque referred to the literary aesthetics as well as to the arts. One of the literary examples is Bernardo Guimarães’ A dança dos ossos, a tale in which we aim to discuss as horror literature. Taking as the main objective the identification of Grotesque and the meaning behind it, we listed the concept of Horror, based on H. P. Lovecraft, memory and orality, based on Halbwacks, Bergson and Zumthor, respectively,aiming at the analysis of fragments of the tale. We hope, thus, on adding to the literary studies that deal with such themes.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceNavegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLiteratura de horrorpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectHorror literaturept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.titleMemórias de medo: A construção do terror em A dança dos ossos, de Bernardo Guimarãespt_BR
dc.title.alternativeMemories of fear: the construction of horror in Bernardo Guimarães’ A dança dos ossospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAo longo dos séculos o Grotesco passou a designar, além das artes, a estética literária. É o caso da obra A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães, narrativa sobre a qual nos interessa problematizar a figuração como uma literatura de horror. Assumindo como objetivo principal identificar a presença do Grotesco e os efeitos de sentido produzidos por ele, elencamos os conceitos de Horror, a partir de H. P. Lovecraft, memória e oralidade, na perspectiva de Halbwacks, Bergson e Zumthor, respectivamente, visando analisar fragmentos da narrativa. Esperamos, assim, contribuir para com os estudos literários que apresentam tal temática.pt_BR
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