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dc.creatorLima, Arthur Klik de-
dc.date.accessioned2023-04-03T18:31:22Z-
dc.date.available2023-04-03T18:31:22Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationLIMA, A. K. de. Notas sobre a naturalização da ação demoníaca na Idade Média. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 1-33, jan./jun. 2022. DOI: 10.5216/phi.v27i1.71229.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56482-
dc.description.abstractThe belief in demons has been present in the Western imagination since Antiquity, although they have not always received the same names or the same characterization, something that is easily perceptible from common sense, literature, and philosophy. The latter, often serving as a transforming agent, to place them within the scope of the fantasies produced by ignorance, or even to transmute them in terms of a new ontology. In this case, it is a question of considering how the late Middle Ages used conceptual elements arising from the progressive constitution of what might be called a "science about demons", or even the solidification of a cosmology focused on the presence of the evil in the world of men, centered on the relationships that human beings establish with such supernatural beings.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourcePhilósophos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectDemôniopt_BR
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectAnjo caídopt_BR
dc.subjectMalefíciopt_BR
dc.subjectDemonpt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subjectFallen angelpt_BR
dc.subjectMaleficiumpt_BR
dc.titleNotas sobre a naturalização da ação demoníaca na Idade Médiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA crença nos demônios está presente no imaginário do ocidente desde a antiguidade, embora nem sempre tenham recebido os mesmos nomes ou a mesma caracterização, algo que é facilmente perceptível a partir do senso-comum, da literatura, e da filosofia. Esta última, servindo muitas vezes como agente transformador, para situá-los no âmbito das fantasias produzidas pela ignorância, ou mesmo para transmutá-los em função de uma nova ontologia. Neste caso, trata-se de considerar como o final da Idade Média tenha se valido de elementos conceituais oriundos da constituição progressiva do que se pode chamar de uma "ciência sobre os demônios", ou ainda, na solidificação de uma cosmologia focada na presença do mal no mundo dos homens, centralizada nas relações que os seres humanos estabelecem com tais entes sobrenaturais.pt_BR
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