Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Caroline Aparecida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T12:05:55Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T12:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, C. A. de. Memória como acontecimento da cultura: uma análise do museu da pessoa a partir de Bakhtin e de Lotman. 2022. 113 p. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55737 | - |
dc.description.abstract | The aim of this master's thesis is to propose a theoretical-epistemological reflection on a virtual museum the Museum of the Person, that houses testimonies and narratives of the historical subjects themselves, as memory events. Based on this general objective, based on the Bakhtinian theoretical framework in dialogue with the Lotmanian framework, the specific objectives are: a) to analyze the interrelations between memory and culture processes, which (re)present the constant coming to be of the subjects that coexist; b) to understand how signs are a means of (re)constructing the memory of these subjects as unique and alteritary events (since, in our conception, questions about memory necessarily go through dialogues with semiotic approaches) and c) to reflect on the volitive-emotional tone as a process that participates in the constitution of these memories. Thus, on the processes that involve the constitution of subjects through memory, we establish the process by which from the talk of one another reverberates in time/space in contact with others who attend the memorialistic statements and are affected, (re)meaning memory, so the condition of evaluation occurs through semiotic means, which deals with social interactions, that understands memory as an active storehouse for/from culture. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tom emotivo-volitivo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Círculo de Bakhtin | pt_BR |
dc.subject | Semiótica da cultura | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 | pt_BR |
dc.subject | Lótman, Iúri Mikhailovich, 1922-1993 | pt_BR |
dc.subject | Emotional-volitive tone | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Museum | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin circle | pt_BR |
dc.subject | Semiotics of culture | pt_BR |
dc.subject | Tono emotivo-volitionico | pt_BR |
dc.subject | Museo | pt_BR |
dc.subject | Circolo di Bachtin | pt_BR |
dc.subject | emiotica della cultura | pt_BR |
dc.title | Memória como acontecimento da cultura: uma análise do museu da pessoa a partir de Bakhtin e de Lotman | pt_BR |
dc.title.alternative | Memory as a cultural event: an analysis of the museum of the person from Bakhtin and Lotman | pt_BR |
dc.title.alternative | La memoria come evento culturale: un'analisi del museo della persona di Bakhtin e Lotman | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Villarta-Neder, Marco Antonio | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Ponzio, Luciano | - |
dc.contributor.referee1 | Américo, Ekaterina Vólkova | - |
dc.contributor.referee2 | Boeno, Neiva de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Helena Maria | - |
dc.description.resumo | O objetivo da presente dissertação é propor uma reflexão teórico-epistemológica sobre um museu virtual o Museu da Pessoa que abriga depoimentos e narrativas dos próprios sujeitos históricos, enquanto acontecimentos de memória. A partir deste objetivo geral, tomando como base o referencial teórico bakhtiniano em diálogo com o referencial Lotmaniano, os objetivos específicos são: a) analisar as inter-relações entre os processos de memória e cultura, que (re)presentam o constante vir a ser dos sujeitos que coexistem; b) entender como os signos se constituem em meios de (re)construir a memória desses sujeitos como acontecimentos únicos e alteritários (já que, em nossa concepção, as questões sobre memória passam necessariamente por diálogos com abordagens semióticas) e c) refletir sobre o tom volitivo-emotivo como processo que participa da constituição dessas memórias. Destarte, sobre os processos que envolvem a constituição dos sujeitos por intermédio da memória, estabelecermos o processo pela qual a partir do falar de si reverbera no tempo/espaço em contato com os outros que assistem os depoimentos memorialísticos e são afetados, (re)significando a memória, assim a condição de valoração ocorre por meio semiótico, que se ocupa das interações sociais, que entende a memória como deposito ativo para/da cultura. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Estudos da Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9768581720122734 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Mestrado (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Memória como acontecimento da cultura uma análise do museu da pessoa a partir de Bakhtin e de Lotman.pdf | 958,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.