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dc.creatorRagi, Taísa Rita-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2022-11-21T20:21:36Z-
dc.date.available2022-11-21T20:21:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRAGI, T. R.; FERREIRA, H. M. Uma proposta de leitura da videoanimação “Morte e Vida Severina”: sinalizações didático-metodológicas. Revista Signos, Lajeado, v. 43, n. 1, p. 16-42, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3069.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55543-
dc.description.abstractWith the significant technological evolution experienced by society in recent years, there has been a transmutation of textual genres and, as a result, new modes of interaction have emerged. Thus, with the possibilities of accessing the genres that circulate in digital spaces, it is essential that schools include in their curricula proposals for studies in relation to multimodal texts, in order to develop the students’ ability to read such texts and understand them. In this perspective, this research aims at analyzing the semiotic resources constituting the video animation “Morte e Vida Severina”, based on the poem of the same name, in order to demonstrate the potential that the combination of semiosis can bring to the process of producing meanings. The research is based on a bibliographic methodology that seeks to compile studies on the theory of Social Semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; HODGE; KRESS, 1988; HOLANDA, 2013; GUALBERTO; SANTOS, 2019) and the video animation genre (ALVES; BATTAIOLA; CEZAROTTO, 2016; ALMEIDA; ALMEIDA, 1998; STEIN, 2000; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2019). The analysis included a selection of excerpts from the poem and scenes of video animation corresponding to each excerpt, so that the modes of representation in written production and audiovisual configuration could be compared. As a result, the analyzed video animation has potential for the improvement of reading skills by students, since the semiotic resources used in animation include linguistic and discursive dimensions that mobilize cultural knowledge, incite curiosity and perception, they encourage emotional involvement and criticality.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Taquari (Univates)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Signospt_BR
dc.subjectSemiótica Socialpt_BR
dc.subjectVideoanimaçãopt_BR
dc.subjectTextos Multimodaispt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEspaços digitaispt_BR
dc.subjectSocial Semioticspt_BR
dc.subjectVideo animationpt_BR
dc.subjectMultimodal Textspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectDigital spacespt_BR
dc.titleUma proposta de leitura da videoanimação “Morte e Vida Severina”: sinalizações didático-metodológicaspt_BR
dc.title.alternativeA proposal for reading the video animation “Morte e Vida Severina”: didactic-methodological signalspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom a significativa evolução tecnológica vivenciada pela sociedade nos últimos anos, houve uma transmutação de gêneros textuais e, em decorrência, têm surgido novos modos de interação. Assim, com as possibilidades de acesso aos gêneros que circulam em espaços digitais, é fundamental que as escolas insiram em seus currículos propostas de estudos com relação aos textos multimodais, a fim de desenvolver nos alunos a capacidade de ler tais textos e compreendê-los. Nesse viés, o presente artigo busca analisar recursos semióticos constitutivos da videoanimação “Morte e Vida Severina”, embasada no poema do mesmo nome, com vistas a demonstrar as potencialidades que a combinação de semioses pode trazer para o processo de produção de sentidos. A pesquisa parte de uma metodologia bibliográfica que busca compilar estudos acerca da teoria da Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; HODGE; KRESS, 1988; HOLANDA, 2013; GUALBERTO; SANTOS, 2019) e sobre o gênero videoanimação (ALVES; BATTAIOLA; CEZAROTTO, 2016; ALMEIDA; ALMEIDA, 1998; STEIN, 2000; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2019). A análise compreendeu uma seleção de excertos do poema e de cenas da videoanimação correspondentes a cada excerto, para que se pudesse comparar os modos de representação na produção escrita e na configuração audiovisual. Como resultado, verificou-se que a videoanimação analisada apresenta potencialidades para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura por parte dos estudantes, uma vez que os recursos semióticos usados na animação contemplam dimensões linguísticas e discursivas que mobilizam conhecimentos culturais, incitam a curiosidade e a percepção, estimulam o envolvimento emocional e a criticidade.pt_BR
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