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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.creatorKohan, Walter Omar-
dc.creatorGallo, Silvio-
dc.date.accessioned2022-07-11T19:26:38Z-
dc.date.available2022-07-11T19:26:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARVALHO, A. F. de; KOHAN, W. O.; GALLO, S. Paulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporânea. Pro-Posições, Campinas, v. 32, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50544-
dc.description.abstractInspired by the life and thought of Paulo Freire, this text affirms the “generative subjectivities” – a form of transit to other existential conditions, possible becomings of life and of other worlds –, as the sense of a philosophical education. Such education encompass three problematizing fields: (i) the relation of oneself with otherness; (ii) philosophical asceticism as a political form of social life; and (iii) the production of truths beyond those prefigured by oppressive, anti-democratic, and dehumanizing forces. We thus engage in a double movement: to existentialize philosophy and to philosophize an educational life. Indirectly, we also answer an “old” query among us: is Paulo Freire a philosopher of education?pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourcePro-Posiçõespt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectVida filosóficapt_BR
dc.subjectSubjetividade geradorapt_BR
dc.subjectDignidadept_BR
dc.subjectPhilosophical lifept_BR
dc.subjectGenerative subjectivitypt_BR
dc.subjectDignitypt_BR
dc.titlePaulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporâneapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoInspirado no pensamento e na vida de Paulo Freire, este texto afirma, como sentido de uma educação filosófica, as “subjetividades geradoras”, quais sejam, uma forma de trânsito para outras condições existenciais, devires possíveis de vida e de mundos outros. Essa educação filosófica abrange três campos problematizadores: (i) a relação de si mesmo com a alteridade; (ii) a ascese filosófica como forma política da vida social; e (iii) a produção de verdades para além daquelas prefiguradas pelas forças opressivas, antidemocráticas e desumanizadoras. Operamos, assim, um duplo movimento: existencializar a filosofia e filosofar a vida educativa. Dessa forma, indiretamente, também atendemos uma “velha” questão entre nós: é Paulo Freire um filósofo da educação?pt_BR
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