Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Aline Guerra da | - |
dc.creator | Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T21:37:28Z | - |
dc.date.available | 2022-06-07T21:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-05 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, A. G. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências congadeiras: a decolonialidade como estratégia teórico-metodológica de pesquisa em Lambari/ MG. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 9, p. 627-650, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12684. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50120 | - |
dc.description.abstract | How to search for identities and subjectivities of people whose social environment the researcher is not part of? This work aims to demonstrate the methodological paths adopted in a qualitative research on the Congada of Lambari / MG and the formation of the identities and knowledge of the festival’s participants. Congada is a black cultural and religious manifestation through which the participants chant verses that praise Catholic saints, speak about the experience of slavery and the struggle for freedom. When questioning the power relations involved in Congada, it was necessary to seek methodologies that suited the specificities of the research. From the “Congada’s experiences” it was possible to suspect the usual place of researcher who defines what is valid knowledge and what is not, and to exercise a decolonial strategy of blurring the borders and expanding the possibilities of other knowledge as valid as it is powerful. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande (FURG) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.source | Revista Diversidade e Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias pós-críticas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Congada | pt_BR |
dc.subject | Post-critical methodologies | pt_BR |
dc.subject | Cultural pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.title | Experiências congadeiras: a decolonialidade como estratégia teórico-metodológica de pesquisa em Lambari/ MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiencias congadeiras: la decolonialidad como estrategia teórico-metodológica de investigación en Lambari / MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Congada’s experiences: decoloniality as theoretical-methodological strategy of research in Lambari / MG | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Como pesquisar identidades e subjetividades de pessoas cujo ambiente social a/o pesquisadora/or não faz parte? Este trabalho tem por objetivo demonstrar quais os caminhos metodológicos adotados em uma pesquisa qualitativa sobre a Congada de Lambari/MG e a formação das identidades, diferenças e saberes das/os integrantes da festa. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa negra por meio da qual as/os participantes entoam versos que louvam santos católicos, falam da experiência do cativeiro e da luta por liberdade. Ao questionar as relações de poder envolvidas na Congada, assim como na comunicação entre pesquisadores e depoentes, foi necessário buscar metodologias que se adequassem às especificidades da pesquisa. A partir das “experiências congadeiras” foi possível pôr em suspeição o lugar habitual de pesquisadora/or que define o que é conhecimento válido ou não e exercer uma estratégia decolonial de borrar as fronteiras e expandir as possibilidades de outros saberes tão válidos quanto potentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEF - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Experiências congadeiras a decolonialidade como estratégia teórico-metodológica de pesquisa em Lambari MG.pdf | 404,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons