Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorel, Aline Pereira Sales-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.creatorOliveira, Alessandro Silva de-
dc.date.accessioned2022-04-04T22:21:32Z-
dc.date.available2022-04-04T22:21:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMOREL, A. P. S.; REZENDE, D. C. de; OLIVEIRA, A. S. de. Consumption and social distinction in the cultural field of music. Revista Brasileira de Marketing – REMark, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 362-392, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.17619.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49673-
dc.description.abstractObjective: This study aims to identify patterns of consumption and taste in the cultural field of music. Method: A quantitative approach was used: 1,168 people were consulted through semistructured questionnaires. The questionnaires were distributed in three cities: Belo Horizonte, Juiz de Fora and Lavras. The data were subjected to Multiple Correspondence Analysis (MCA). Relevance/Originality: Understanding the mechanics and social consequences of status consumption has been the focus of rich theoretical debate. But researchers have pointed out the need for further research, because empirical data is drawn almost exclusively from European countries or the United States. So, this study can help address part of the theoretical gap and generate data to understanding the patterns of musical taste and consumption in a developing country. Main results: MCA confirmed that a sharp division exists between taste for culturally legitimated and popular musical genres, that are tied especially to differences in education and cultural capital. Only 4.5% of the respondents were classified as omnivores. Thus, it is argued that although many scholars find evidence of the cultural omnivore theory, the differences in musical taste found in this study are better explained by homology and snobbish taste. Theoretical/Methodological Contributions: Information can be valuable for academics to deepen their studies or elaborate new research questions, allowing also to make comparisons between different regions or different time lapse. This study, also, generates insights for the refinement of analyzes and classifications referring to cultural capital and cultural omnivore.pt_BR
dc.languageenpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Marketing - REMark / Brazilian Journal of Marketing - BJMpt_BR
dc.subjectStatus Consumptionpt_BR
dc.subjectMusical Tastept_BR
dc.subjectHomologypt_BR
dc.subjectCultural Omnivorept_BR
dc.subjectClass Distinctionpt_BR
dc.subjectConsumo de Statuspt_BR
dc.subjectGosto Musicalpt_BR
dc.subjectHomologiapt_BR
dc.subjectOnívoro Culturalpt_BR
dc.subjectDistinção de Classept_BR
dc.titleConsumption and social distinction in the cultural field of musicpt_BR
dc.title.alternativeConsumo e distinção social no campo cultural da músicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Este estudo tem por objetivo identificar padrões de consumo e de gosto no campo cultural da música no Brasil e caracterizar a influência de variáveis sociodemográficas. Método: Foi utilizada a abordagem quantitativa: 1.168 pessoas foram consultadas por meio da aplicação de questionários semiestruturados em três cidades do estado de Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise de Correspondência Múltipla (MCA). Relevância/Originalidade: O entendimento dos mecanismos e das consequências sociais do consumo de status tem sido o centro de um rico debate teórico. No entanto, estudiosos tem apontado a necessidade de mais pesquisas, visto que os dados empíricos são extraídos quase que exclusivamente em países europeus ou nos Estados Unidos. Portanto, este estudo pode contribuir ao suprir parte da lacuna teórica e gerar dados para a compreensão dos padrões de gosto e consumo musical em um país em desenvolvimento. Principais Resultados: A MCA confirmou a existência de uma acentuada divisão entre o gosto por gêneros musicais culturalmente legitimados e gêneros musicais populares, sendo essas diferenças operadas, especialmente, pela escolaridade e capital cultural dos indivíduos. Apenas 4,5% dos respondentes foram classificados como onívoros. Desta forma, defende-se que, embora muitos estudiosos encontrem evidências da teoria do onívoro cultural, é por meio da homologia e do gosto esnobe que as diferenças de gosto musicais, no contexto estudado, são melhor explicadas. Contribuições Teóricas/Metodológicas: As informações podem ser valiosas para os acadêmicos aprofundarem seus estudos ou elaborarem novas questões de pesquisa, abrindo espaço também para a comparação entre diferentes regiões e países. Este estudo também gera insights para o refinamento de análises e classificações referentes aos conceitos de capital cultural e ao onívoro cultural, e aponta para o papel central do consumo de status nos gostos musicais no contexto brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Consumption and social distinction in the cultural field of music.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons