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dc.creatorRibeiro, Josiane de Oliveira Pinto-
dc.date.accessioned2021-11-09T17:21:09Z-
dc.date.available2021-11-09T17:21:09Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.date.submitted2021-09-13-
dc.identifier.citationRIBEIRO, J. de O. P. Xica da Silva revisitada: o olhar de um outro tempo no romance biográfico de Ana Miranda. 2021. 92 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48453-
dc.description.abstractAmong the numerous works by contemporary writer Ana Miranda, Xica da Silva: A Cinderela Negra (2016) strongly represents what we believe to be the author's literary project, as her narratives, in different ways, provide new perspectives on personalities or anonymous people in history from Brazil. The work portrays differently the life of the ex-enslaved woman who became the partner of the contractor of the diamond mines and the one who actively participated in the society of the Diamantino District, in Minas Gerais, in the Brazilian colonial period of the 18th century. Initially known through oral narratives, the protagonist had her image represented in various ways until becoming an object of more detailed study for historiography. Therefore, based on Linda Hutcheon's proposal, which names contemporary productions focused on historical themes such as "historiographical metafiction" (HUTCHEON, 1991), and understanding Ana Miranda's work from a contemporary perspective, from Agamben (2009) and Schøllhammer (2009), this work aims to develop an analytical-interpretative reading of Ana Miranda's work aiming to place it in the postmodernist context proposed by Hutcheon, from the historiographical perspective and the crossing of historical and fictional discourses. Furthermore, to understand the hybridity of genres, given the classification of the work as "biography" and its effective realization in dialogue with fiction, and also how the presence of the "ex-centric" and the concept of adaptation corroborated the redefinition of the story of Xica da Silva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMiranda, Ana, 1951-pt_BR
dc.subjectSilva, Chica da, m. 1796pt_BR
dc.subjectRomance biográficopt_BR
dc.subjectMetaficção historiográficapt_BR
dc.subjectBiographical novelpt_BR
dc.subjectHistoriographic metafictionpt_BR
dc.titleXica da Silva revisitada: o olhar de um outro tempo no romance biográfico de Ana Mirandapt_BR
dc.title.alternativeXica da Silva revisited: the view of another time in Ana Miranda's biographical novelpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Roberta Guimarães Franco Faria de-
dc.contributor.referee1Assis, Angelo Adriano Faria de-
dc.contributor.referee2Barbosa, Rodrigo Garcia-
dc.description.resumoDentre as numerosas obras da escritora contemporânea Ana Miranda, Xica da Silva: A cinderela negra (2016) representa fortemente o que acreditamos ser o projeto literário da autora, visto que suas narrativas, de formas diversas, propiciam novos olhares sobre personalidades ou anônimos da história do Brasil. A obra retrata de forma diferenciada a vida da ex-escravizada que se tornou companheira do contratador das minas de diamantes e aquela que participou ativamente da sociedade do Distrito Diamantino, nas Minas Gerais, no período colonial brasileiro do século XVIII. A protagonista, conhecida inicialmente por meio de narrativas orais, teve sua imagem representada de várias formas até tornar-se objeto de estudo mais detalhado para a historiografia. Portanto, com base na proposta de Linda Hutcheon, que denomina produções contemporâneas voltadas para temas históricos como "metaficção historiográfica" (HUTCHEON, 1991), e compreendendo a obra de Ana Miranda diante de uma perspectiva contemporânea a partir de Agamben (2009) e Schøllhammer (2009), esse trabalho objetiva desenvolver uma leitura analítico-interpretativa da obra de Ana Miranda visando situá-la no contexto pós-modernista proposto por Hutcheon a partir da perspectiva historiográfica e do cruzamento dos discursos histórico e ficcional. Além disso, compreender a hibridez de gêneros, tendo em vista a classificação da obra como “biografia” e a sua efetiva realização em diálogo com a ficção e, ainda, como a presença do “ex-cêntrico” e do conceito de adaptação corroboraram para a ressignificação da história de Xica da Silva.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238313545875447pt_BR
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