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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCano, Márcio Rogério de Oliveira-
dc.creatorPena, Luana Nayara-
dc.date.accessioned2021-10-06T21:03:04Z-
dc.date.available2021-10-06T21:03:04Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCANO, M. R. de O.; PENA, L. N. A cenografia de confissão na página Segredos Ufla: uma análise do discurso em contexto de anonimato. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras, v. 5, n. 2, p. 138-158, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/linguagensletramentos/article/view/1595pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48342-
dc.description.abstractThe present study analyzes the discourses of the Facebook fan page Segredos UFLA which receives private messages and publishes them anonymously. The messages are introduced by “I confess that”. It is presumes that this discourses uses the scenography of confession. The confession validates the production of discourses about oneself and its imposition by the Catholic Church over the years result in a confessional society in nowadays. The methodology involves the constitution of the corpus as of posts of the Segredos UFLA fan page. The study is based on discourses analyzes, especially in Maingueneau (2015) studies about the scene of enunciation, the postulates of Foucault (1998) about the confession and the studies of Orlandi (2015) about the discursive subject. It is also used the studies of Pacheco (2014), Dias (2016) and Maingueneau (2015) about the consequences of social medias to the discursiveness of the world. Therefore, the confession scenography validates this subject by its own enunciation. The confession scenography determines the role that the subject should take on this scene, just as the topic that is approached in these posts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Linguagens & Letramentospt_BR
dc.subjectAnonimatopt_BR
dc.subjectDiscurso da confissãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnonymouspt_BR
dc.subjectDiscourses of confessionpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleA cenografia de confissão na página Segredos Ufla: uma análise do discurso em contexto de anonimatopt_BR
dc.title.alternativeThe confession scenography in Segredos Ufla fan page: An analysis of discourse in anonymity contextpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, a partir dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção de Discurso (GPLPD), propomos a análise dos discursos produzidos em uma página do Facebook conhecida como Segredos UFLA. Tal página permite o envio e a publicação de mensagens anônimas, encabeçadas por “Confesso que”. Trabalha-se com a hipótese de que os discursos da fan page se constituam a partir da cenografia de confissão, refletindo o processo de genealogia do discurso. A confissão é um espaço validado para dizer de si, e sua imposição pela Igreja Católica acarretou, ao longo dos anos, em uma sociedade confessional, que carrega traços da confissão em diversos discursos. A metodologia desta pesquisa envolve a constituição de corpus a partir de postagens da página Segredos UFLA, que foram agrupadas em categorias para sua melhor apreensão. Como referencial para a análise, são utilizados os estudos de Maingueneau (2015) sobre as cenas de enunciação, bem como as considerações de Foucault (1998) sobre os discursos da confissão e os estudos de Orlandi (2015) sobre sujeito discursivo. Além disso, o quadro teórico é constituído por estudos sobre os impactos da tecnologia na discursividade do mundo, tal como Pacheco (2014), Dias (2016) e Maingueneau (2015). As conclusões apontam que a própria cenografia faz emergir o sujeito anônimo ao mesmo tempo em que o valida por meio da cena de enunciação. A cenografia de confissão determina os papéis que os enunciadores devem assumir nesse quadro, bem como os próprios assuntos que serão tratados nessas postagens.pt_BR
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