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dc.creatorFranco, Roberta Guimarães-
dc.date.accessioned2021-10-06T19:07:53Z-
dc.date.available2021-10-06T19:07:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFRANCO, R. G. Testemunhos em fragmentos: memórias do colonialismo português na peça Amores Pós-Coloniais. Gragoatá, Niterói, v. 25, n. 53, p. 993-1015, set./dez. 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48333-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceGragoatápt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.titleTestemunhos em fragmentos: memórias do colonialismo português na peça Amores Pós-Coloniaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA companhia teatral Hotel Europa, codirigida por André Amálio e Tereza Havlíčková, estreou em fevereiro de 2019, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a peça "Amores pós-coloniais", a quarta da série de teatro documental dedicada a Portugal contemporâneo – “Portugal não é um país pequeno” (2015), “Passa-porte” (2016) e “Libertação” (2017). Em “Amores pós-coloniais”, seis atores – três homens (dois brancos e um negro) e três mulheres (uma branca e duas negras) – dividem o palco, contando histórias de relações amorosas marcadas pela Guerra Colonial, pela descolonização, e por uma sociedade portuguesa que nutre um “pensamento que ainda não se descolonizou”. A peça, composta por fragmentos de testemunhos, músicas e referências bibliográficas sobre o tema, forma uma espécie de mosaico sobre a descoberta, a sobrevivência ou não do amor como um sentimento marcado pelas transformações sociais e históricas. Amores em África, amores em Portugal, durante a Guerra Colonial, após o 25 de abril de 1974, e seus desdobramento na atualidade, relações inter-raciais, violência doméstica, racismo, filhos sem pais, são alguns dos temas abordados no palco, tendo a fonte testemunhal como principal elemento para a estruturação do espetáculo. Este artigo pretende discutir a construção da peça “Amores pós-coloniais” a partir do uso em cena de testemunhos sobre o recente período colonial português e seus desdobramentos após o processo de descolonização, evidenciando os fragmentos como um “lugar” possível para o emergir das memórias ainda silenciadas na sociedade de forma geral.pt_BR
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