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dc.creatorSilveira, Aleph Campos da-
dc.date.accessioned2020-09-29T11:48:55Z-
dc.date.available2020-09-29T11:48:55Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.date.submitted2020-01-22-
dc.identifier.citationSILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230-
dc.description.abstractUsability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectAvaliação heurísticapt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHeuristic evaluationpt_BR
dc.titleE-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionaispt_BR
dc.title.alternativeE-GUESS: a usability and heuristic assessment proposalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee2Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee3Costa Junior, Hélio Lemes-
dc.contributor.referee4Bettio, Raphael Winckler de-
dc.description.resumoUsabilidade é um aspecto relevante na análise da interface homem máquina, pois diz respeito ao diálogo estabelecido entre sujeito e artefato e qualidade de uso e interação permitida pelo sistema. Este trabalho busca estabelecer critérios de avaliação de jogos educacionais baseado em uma avaliação heurística pré concebida, a Game User Experience Satisfaction (GUESS), aplicando-o na avaliação de um jogo atualmente em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa, de caráter aplicado, apresenta abordagem mista (quanti-quali) envolvendo usuários especializados e usuários potênciais de um jogo educacional para ensino de química. A escolha da abordagem foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre a usabilidade. Além de uma nova proposta de ferramenta de avaliação de jogos educacionais, foi também desenvolvida versão digital, em 3D, de jogo educacional para ensino da tabela periódica.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488039332915562pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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