Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, João Geraldo Martins da-
dc.date.accessioned2020-04-02T17:46:29Z-
dc.date.available2020-04-02T17:46:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCUNHA, J. G. M. da. Estilo, vocabulário e método na primeira Crítica. Kant e-Prints, Campinas, v. 14, n. 1, p. 78-94, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39687-
dc.description.abstractIn this paper I intend to illustrate one of the possible underlying motivations that animates the project of the first Critique, indicating how the critique of reason was, in Kant's eyes, an imposed requirement, among other possible factors, for the gap between the German metaphysical tradition and modern physics, especially as outlined by Newton's works. Thus, this essay has the modest aim, without any ambition treating it in detail, a relation between the problem of the method proper to the philosophical discourse (central in the way in which Kant dealt with this "gap" between physics and metaphysics) and the style of writing - and choice of vocabulary - adopted by him in the work of 1781. Through this path, perhaps one can advance in the understanding of the somewhat “baroque” style, so often censored, with which Kant engaged his philosophical project.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMPpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceKant e-Printspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMétodo matemáticopt_BR
dc.subjectMétodo filosóficopt_BR
dc.subjectCrítica da razãopt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMathematical methodpt_BR
dc.subjectPhilosophical methodpt_BR
dc.subjectCritique of reasonpt_BR
dc.titleEstilo, vocabulário e método na primeira Críticapt_BR
dc.title.alternativeStyle, vocabulary and method in the first Critiquept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, pretendo mostrar uma das possíveis motivações de fundo que anima o projeto da primeira Crítica, indicando como a crítica da razão, aos olhos de Kant, era uma exigência imposta, dentre outros importantes fatores, pelo descompasso entre a tradição metafísica alemã e a física moderna, especialmente tal como delineada pelos trabalhos de Newton. Nesta direção, este ensaio tem como objetivo apenas apontar, sem pretender desenvolver seu tratamento em detalhe, uma relação entre o problema do método próprio ao discurso filosófico (central no modo pelo qual Kant enfrentou este “descompasso” entre física e metafísica) e o estilo da escrita – e escolha do vocabulário –, adotados por ele na obra de 1781. Por essa via, talvez se possa avançar na compreensão do estilo um tanto “barroco”, tão frequentemente censurado, com o qual Kant empreendeu seu projeto filosófico.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Estilo, vocabulário e método na primeira Crítica.pdf278,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons