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dc.creatorTonini, Leonardo da Silva
dc.date.accessioned2018-09-26T19:12:10Z-
dc.date.available2018-09-26T19:12:10Z-
dc.date.issued2015-04-24
dc.date.submitted2013-08-21
dc.identifier.citationTONINI, L. S. O modelo oohdm aplicado no ensino da programação orientada a objetos na ufla. 2013. 88 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30741-
dc.description.abstractThis final paper presents the process of modeling and development of an educational web hypermedia application, supported by learning objects, as support and didactic resource in teaching the subject Object Oriented Programming in UFLA, providing a flexible way to absorb and to query information. To perform the modeling and development of the proposed hypermedia application, the model of authorship OOHDM (Object Oriented Hypermedia Design Method) was adopted. Another important aspect verified in this work was related to didactic and pedagogical issues involved in educational hypermedia applications. Thereunto, it was used the instructional design, which includes many pedagogical factors, in order to enhance the reached learning level, and it was accomplished the validation of the system, through surveying the users. As a result, it was achieved the creation of an educational web hypermedia taking learning objects and benefiting pedagogical and didactic aspects, which enable the learner to acquire basic knowledge in the area of Object Oriented Programming.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAplicativo hipermídia educacionalpt_BR
dc.subjectOOHDMpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetospt_BR
dc.titleO modelo oohdm aplicado no ensino da programação orientada a objetos na uflapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melchiori, Ana Paula Piovesan
dc.contributor.referee1Alves, Rêmulo Maia
dc.contributor.referee1Zambalde, André Luiz
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o processo de modelagem e desenvolvimento de um aplicativo web hipermídia educacional, apoiado por objetos de aprendizagem, para ser utilizado como apoio e recurso didático no ensino da disciplina de Programação Orientada a Objetos na UFLA, proporcionando uma forma flexível de absorver e consultar as informações. Para realizar a modelagem e desenvolvimento do aplicativo hipermídia proposto, foi adotado o modelo de autoria OOHDM (Object Oriented Hypermedia Design Method). Outro aspecto importante verificado no trabalho foi em relação às questões pedagógicas e didáticas envolvidas em aplicativos hipermídia educacionais, para isso foi utilizado o design instrucional, que engloba diversos fatores pedagógicos, com a finalidade de se aprimorar o nível de aprendizagem alcançado, e foi realizado, a validação do sistema através de uma pesquisa de opinião dos usuários. Tem-se como resultado a criação de um sistema web hipermídia educacional, utilizando objetos de aprendizagem e contemplando-se aspectos pedagógicos e didáticos, que possibilitam ao aprendiz obter um conhecimento básico da área de Programação Orientada a Objetos.pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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