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dc.creatorFaria, Daniele Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-02-03T12:21:03Z-
dc.date.available2017-02-03T12:21:03Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.citationFARIA, D. R. de. Literatura Brasileira entre a tradição e a ruptura: um olhar sobre as relações de gênero, sexualidades e representações do feminino. 2017. 198 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12232-
dc.description.abstractIn this dissertation, I intended to investigate, through the selection of three Brazilian novels - Senhora (1875), by José de Alencar; Gabriela cravo e canela: crônicas de uma cidade do interior (1958), by Jorge Amado; As Meninas (1973), by Lygia Fagundes Telles - how gender relations and representations of the feminine are constructed into Brazilian literary narratives. I also intended to analyze the relations of power observed in literary discourse and involving productions of knowledge and truths. In making an analysis of various commentaries on the novels listed, I searched to perceive as rules of formation or as conditions of possibility of statements, as regimes of truth are formed in a certain society and how legitimate discourses are reproduced and transmitted. The critical perspective that I proposed to make transited between the text and the context, seeking as temporal and spatial specificities within which the romances were constructed, as well as the establishment of relations with other discourses of other times and places, always in this movement to realize the keep and the discontinuities in gender representations. Therefore, my studies were carried out under the focus of Cultural Studies and Gender Studies linked to the post-structuralist aspect of analysis. Within the theoretical perspectives, the rigidity, the essences, the absolute thought, the truths considered as universal, totalizing and immutable are questioned all the time, giving rise to inquiries, uncertainties, deconstructions, the multiple, without which we need to hold to definitive answers or solutions. Finally, to propose a reading that can recognizing the literary text with all its multiplicity of discourse, as a space of confrontation of language, ambiguities, contradictions as well as a place of resistance and ruptures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectDiscourse analysis – Literarypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleLiteratura Brasileira entre a tradição e a ruptura: um olhar sobre as relações de gênero, sexualidades e representações do femininopt_BR
dc.title.alternativeBrazilian literature between tradition and rupture: a perspective about gender relations, sexualities and female representationspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Arruda, Aline Alves-
dc.contributor.referee2Kalsing, Vera Simone Schaefer-
dc.description.resumoNesta dissertação, tive o propósito de investigar, por meio da seleção de três romances brasileiros – Senhora (1875), de José de Alencar; Gabriela cravo e canela: crônicas de uma cidade do interior (1958), de Jorge Amado; As Meninas (1973), de Lygia Fagundes Telles – como as relações de gênero e as representações do feminino são construídas no interior das narrativas literárias brasileiras. Analisei ainda as relações de poder observadas no discurso literário e que envolvem produções de saberes e verdades. Ao fazer a análise de diversos excertos presentes nos romances elencados, busquei perceber as regras de formação ou as condições de possibilidade dos enunciados, como os regimes de verdade são formados em uma dada sociedade e como os discursos legitimados são reproduzidos e transmitidos. O olhar crítico que propus fazer transitou entre o texto e o contexto, buscando as especificidades temporais e espaciais dentro das quais os romances foram construídos, bem como estabelecer relações com outros discursos de outros tempos e lugares, sempre nesse movimento de perceber as manutenções e as descontinuidades nas representações de gênero. Sendo assim, meus estudos foram realizados sob o enfoque dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero vinculados à vertente pós-estruturalista de análise. Dentro dessas perspectivas teóricas, a rigidez, as essências, o pensamento absoluto, as verdades tidas como universais, totalizantes e imutáveis são questionadas o tempo todo, dando lugar às indagações, às incertezas, às desconstruções, ao múltiplo, sem que para isso precisemos apegar-nos a respostas ou soluções definitivas. Por fim, propor uma leitura que seja capaz de reconhecer o texto literário com toda a sua multiplicidade de discurso, como um espaço de confronto de linguagem, ambiguidades, contradições e também como lugar de resistência e rupturas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321359321886092pt_BR
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